Será que é só estar triste? Sinais de alerta na depressão

15-06-2022

Estimamos que a depressão seja a doença mais predominante no mundo, com cerca de 350 milhões de pessoas afetadas. Portugal está entre os três países europeus com maior prevalência de depressão. Mas isto são apenas os dados que conhecemos, pois o estigma associado às doenças mentais ainda é elevado, o que leva as pessoas a não procurarem auxílio quando se sentem frágeis emocional e mentalmente.


É por isso importante e necessário estarmos atentos a alguns sinais que podem ser indicativos de que o próprio, algum amigo, conhecido ou familiar está a entrar num estado depressivo e precisa de procurar ajuda. A depressão não é só estar "triste" sem motivo aparente. Na depressão os sintomas são vários, expressando-se de diferentes formas.

- Isolamento;
- Falta de entusiasmo por atividades que outrora davam prazer;
- Sensação de que as coisas vão correr mal e que não há grande esperança no futuro;
- Ausência de apetite ou necessidade de comer de forma descontrolada;
- Ausência de apetite sexual;
-  Imagem negativa de si próprio e do que pensa que os outros acham de si;
- Dificuldades de concentração e cumprimento de tarefas que anteriormente eram de fácil execução;
- Alterações nos padrões de sono (ex.: insónias de início de noite, insónias matinais, dormir demais ou ambas as situações);
- Sensação de que tudo é culpa do próprio e que tudo é feito de forma errada;
- Falta de motivação para tarefas ou objetivos;
- Apatia generalizada;

Se identifica estes sintomas em si, no seu parceiro, num familiar, amigo ou no seu filho, não deixe de marcar uma consulta com um especialista em saúde mental. Procurar ajuda não é vergonha, é um passo essencial para o apoio à saúde mental individual! A Yourself Clinic tem uma equipa de psicólogos pronta a apoiá-lo!

Autor: Sara Carvalho Cardia - Psicologia Clínica e da Saúde