Ano novo, novos hábitos: desafios e estratégias para criar um novo hábito na minha vida 

20-12-2023
Com o aproximar do fim do ano, pode surgir também uma maior vontade de criar e definir novos hábitos e mudanças para o novo ano que se aproxima. Por isso, hoje deixamos alguns desafios e estratégias inerentes à criação de um novo hábito na nossa vida.

 

Criar um novo hábito é um desafio. Tira-nos da nossa zona de conforto e isso faz com que tenhamos dificuldade em geri-lo e vontade de voltar para onde nos sentimos confortáveis. Eis alguns exemplos: Mudança de hábitos a nível do exercício físico, alimentação, meditação, criação de um tempo extra para estar com a família, para praticar um hobbie que nos faz bem e /ou ajuda a desconectar. Assim, primeiro, é importante trazer as nossas expetativas para a realidade.


Criar um novo hábito implica perder. Seja tempo, que antes utilizava de outra forma, seja a rotina antiga, pessoas e/ou momentos. Por isso, é muito importante ajustar as nossas expetativas à realidade e equacionar algumas questões: O que será mais difícil? Como será a nova rotina? O que vou sentir ou pensar?

Faça um plano — Que hábito quero trazer para a minha vida? Como é que o vou implementar? (materiais que preciso, local onde vai acontecer, etc.) Quando o vou fazer e quanto tempo vai demorar? Que estratégias posso utilizar para ter mais força para manter o plano definido? (pensamentos, ações, recompensas).

Dê um passo de cada vez — Está a tentar algo novo, é normal não conseguir à primeira ou demorar mais tempo. Comece com um pequeno passo (por exemplo, 5 minutos desse novo hábito, 2x por semana) e vá aumentando à medida que se sente mais capaz de cumprir, tendo em conta o seu objetivo.

Marque um horário realista e possível — Tendo em conta a sua rotina e obrigações, marque um momento fixo no seu calendário para concretizar esse novo hábito.

Se estiver a ser difícil cumprir, peça ajuda! — A gestão emocional na mudança é um desafio e um/a psicóloga/o pode ajudar a encontrar novas soluções e a desconstruir algumas crenças que a/o podem estar a impedir de se sentir capaz.


Vamos tentar? 


Autor: Margarida Nery — Psicologia Clínica e da Saúde