Pré competências Psicomotoras para entrada no 1º ciclo
Damos início a mais uma semana, com um novo tema:
Quais as pré competências necessárias à aprendizagem, facilitadoras de uma transição mais harmoniosa para o 1º Ciclo?
Será que o meu filho está preparado?
Que competências devo reconhecer para ter a certeza que está pronto?
Hoje vamos falar-vos das competências psicomotoras necessária à leitura, escrita e matemática.
- Tónus: O controlo do tónus, isto é, do nível de tensão dos nossos músculos ajudará, por exemplo, a criança a manter uma postura adequada e a segurar no lápis com a força ajustada e de forma económica.
- Postura: Um bom controlo postural permitirá à criança manter-se bem sentada, otimizando o seu ângulo de visão e, evitando que, entre folhas, cadernos e quadro, perca informação.
- Lateralidade: A existência de uma preferência por uma das mãos, olhos, pés e ouvidos na realização das tarefas é importante para que o processo de definição da lateralidade fique totalmente estabelecido, tão necessário, por exemplo, ao estabelecimento da mão com que a criança escreve.
- Noção do Corpo: a consciência do seu corpo e o reconhecimento da direita e da esquerda em si e no meio, permitirá à criança utilizar o seu corpo adequadamente e o tê-lo como ponto de referência e orientação em relação ao espaço externo.
- Orientação Espacial: a compreensão de noções espaciais básicas (cima/baixo, perto/longe, frente/trás) e a capacidade de se situar no espaço ou folha serão competências necessárias, por exemplo, para a organização do texto na folha e distinção de letras espacialmente similares, para o qual o raciocínio visuoespacial é recrutado.
- Orientação Temporal: as noções de ritmo, conceitos temporais (antes/depois, primeiro/último) e capacidade de ordenar acontecimentos no tempo, serão necessários para a compreensão e sequencialização de ideias num texto, perceber a sequência de sons numa palavra ou para as noções de ordem e sequência presentes na matemática.
- Motricidade Fina: a realização de movimentos com precisão e destreza a nível das mãos e dedos, a capacidade de realizar recortes, apertar e desapertar botões ou segurar adequadamente num lápis terão impacto na aquisição da escrita / grafia.
Se tem dúvidas quanto as estas pré-competências, ou para uma avaliação individualizada destas questões, entre em contacto connosco.