Cooperação melhora os resultados

17-02-2020

Se pais, escolas e terapeutas cooperarem, os frutos da intervenção em terapia da fala são mais rápidos e apresentam maior qualidade.

O desenvolvimento da criança é o resultado de interações complexas entre os diferentes sistemas ecológicos de que a criança faz parte. Compreende-se assim que as interações na família e na escola serão altamente influenciadoras do desenvolvimento da criança, pelo que a parceria entre técnicos, escola e família, deverá ser harmoniosa e completa. As crianças passam uma grande parte do seu dia na escola e é neste local onde muitas das suas aprendizagens acontecem. Por outro lado, é em família que passam o resto do tempo e onde se constroem nas relações interpessoais mais chegadas. Seja em idade escolar ou pré-escolar, quando a criança é seguida em algum tipo de terapia, seja ela qual for, é fundamental o envolvimento de todos. Porquê? 

A premissa é que o educador/professor/pai passa uma quantidade significativa de tempo com a criança. Assim, partilhar informações e estratégias é incrivelmente útil para o progresso da criança. Em terapia da fala é comum o acompanhamento de crianças em idade pré- -escolar e que ainda possuem dificuldades a falar. Tendo em consideração que a correta aquisição tardia da fala pode condicionar o percurso na associação som/letra, a intervenção faz sentido quando nos associamos aos educadores, e se introduzem atividades com os sons, a serem trabalhados no dia a dia da sala de aula. Porque não fazer uma caça ao tesouro às palavras que tenham o som L? 

Assim todas as crianças - e não só a que está em intervenção - aprendem e auxiliamos o desenvolvimento da linguagem do grupo. Em casa, e porque os técnicos compreendem a ausência de tempo da vida de hoje em dia, tenta-se ao máximo que as dicas e estratégias sejam integradas nas próprias rotinas, timings e gostos familiares. Pode não ser simples gerir a comunicação tendencialmente permanente entre estes três elementos (escola, pais e terapeuta), mas com algumas sugestões concretas e acionáveis, os frutos da intervenção em terapia da fala são mais rápidos e apresentam maior qualidade. No fundo, é saber que temos alguém com quem construímos uma relação de confiança e de trabalho conjunto... e que nada fica ao acaso. Afinal, estamos juntos e sabemos como podemos ajudar cada criança na sua individualidade.

Sabia que: 

A passagem de informações aos pais e escola ajuda a torná-los observadores das evoluções e aquisições da criança. Isto é especialmente importante para as fases posteriores da terapia, onde uma criança está a sistematizar as competências aprendidas, necessitando de reforço consistente e positivo por parte dos ecossistemas onde se move mais frequentemente

PARTILHA de informações

No trabalho em equipa escola/ pais/técnicos, a palavra-chave é: "Empowerment", que subentende uma profunda partilha das informações entre todos os envolvidos, dotando cada um de conhecimentos e ferramentas para auxiliar no processo de intervenção da criança

PARCEIROS Nas crianças, o contexto e as pessoas com quem se relacionam diretamente são essencialmente a família e a escola

Ana Costa in Pais&Filhos