A lanterna e o candeeiro

01-09-2022

Sei que algo ou alguém se tornou fundamental na minha vida quando, falando sobre eles, digo 'minha'. Não num sentido de posse, mas de parte fundamental desta minha viagem de vida (imaginem a avó mais querida a dizer "a 'inha").

A minha psicóloga já é a 'inha Sara.

O que isso tem a ver com instrumentos de iluminação? Tudo! Sinto que, com a psicologia, agora a navegação é feita iluminada com um candeeiro, em vez de uma lanterna. Isso fez toda a diferença na 'inha vida.

Sim, ter uma lanterna em situações limite é óptimo. De repente fica escuro, e temos que nos agarrar a uma lanterna para conseguir gerir o imediato: funcionamos a um nível superficial, limitado ao feixe onde incide, mas não conseguimos ver para além daquele foco.

Mas quão maravilhoso é quando nos vemos numa sala escura, podermos ter um candeeiro que nos permite ver o todo? Aquele espalhar de luz uniforme sobre a totalidade, aquela visão holística, externa. Que nos permite ver as ligações, as relações, as causalidades, as várias hipóteses, os vários cenários. A mesa está ali porque do outro lado está uma porta, e nenhuma das duas seria totalmente funcional se assim não fosse. E vemos todo um mundo de possibilidades e de utilidades. E também vemos o chão cheio de peças de lego, e sabemos que vai doer. Mas conseguimos ver que é o caminho necessário para chegar àquela outra porta das traseiras que dá para um jardim.

E trocamos as lâmpadas. Por vezes uma luz mais quente e suave que nos envolve como um colo. Por vezes uma luz branca, vibrante a dar-nos energia. É um candeeiro que se liga e fica ligado, que vai muito para além das situações mais catastróficas. Mesmo sem acontecimentos graves ou tragédias, quão bom é ter sempre uma luz que nos ajuda a perceber melhor a nossa relação com esta sala que é o mundo? Sem julgamentos, sem pressão, objectiva.

Já não quero voltar à'inha vida sem este candeeiro que é a psicologia, a 'inha Sara. Há um antes com lanterna e um depois com candeeiro. E sou mais feliz.

Autor: Carla - Adulta acompanhada em Psicologia na Yourself Clinic