Será que o meu filho está pronto para ir para o 1º ano?

10-03-2021

Esta é a questão que muitas vezes se levanta no momento de transição para o 1º Ciclo. Para ajudar a esclarecê-la, recordamos algumas das funções executivas que ajudarão a criança nessa transição.

Mas o que são afinal as funções executivas? São a rede de competências que nos ajudam a controlar e regular o nosso comportamento, a planear e tomar decisões. Existem três funções executivas muito importantes de serem estimuladas para que a transição seja mais fácil:

- Memória de trabalho: permite armazenar informações no nosso cérebro, por exemplo, para recordar um pedido feito, uma instrução dada pela professora, um conjunto de sons ou palavras ou a informação acabada de retirar/ler numa frase, texto ou problema.

- Flexibilidade Cognitiva: Capacidade de compreender, aplicar e adaptarmo-nos a diferentes formas de realizar uma mesma tarefa ou desafio. É esta competência que permitirá à criança adaptar-se a imprevisibilidades, a alterações inesperadas e lhe dará ferramentas para encontrar diferentes formas de resolver um problema ou compreender acontecimentos e informações.

- Controlo inibitório: Capacidade que impede que a criança aja de modo impulsivo e sem pensar, possibilitando um maior planeamento nas suas ações e decisões. Permite ainda inibir comportamentos já iniciados mas que precisam de ser reajustados e manter o foco e atenção numa tarefa, resistindo a estímulos distráteis (e.g.: barulhos, objetos externos, televisão...). É esta competência que, por exemplo, ajudará a criança a permanecer sentada na sala, a esperar pela sua vez e a fazer as tarefas sem se distrair com uma mosca ou com os barulhos fora da sala.

Ficaram com dúvidas? Entre em contacto connosco, temos uma equipa pronta a ajudar.