Cada criança tem o seu ritmo de desenvolvimento. Será que é sempre assim?

11-05-2022

Cada criança é um ser único e especial, tendo um percurso de desenvolvimento singular, que deve ser reconhecido como tal. A criança nasce e desenvolve-se numa família e em contextos com características, experiências e vivências diferenciadas, que influenciam e deixam a sua marca no seu trajeto de desenvolvimento, tornando-o um processo único e individual. E é exatamente nesta diferença e diversidade que está a beleza e a magia do desenvolvimento infantil.

Nos vários domínios do desenvolvimento são reconhecidos marcos de desenvolvimento que nos indicam que é esperado que determinadas competências sejam alcançadas e/ou adquiridas em determinadas janelas de idades. Isso não significa que, para uma mesma competência, exista uma idade estanque de aquisição que tem de ser igual para todas as crianças. Significa sim que quando a competência começa a estar muito desfasada da janela temporal expectável para aquela aquisição isso deve ser um elemento merecedor de atenção. Porquê?

- Particularmente até aos 6 anos, o cérebro da criança apresenta uma grande neuroplasticidade, que a deixa particularmente disponível e permeável à aquisição e desenvolvimento de diversas competências, dependentes dos estímulos do meio.

- Aquilo que no momento da deteção pode ser apenas uma pequena dificuldade ou atraso em relação à janela de idades para aquela aquisição, quando não recebe a atuação devida e no momento certo poderá dar lugar a maiores dificuldades no futuro.

- Existem períodos de desenvolvimento mais suscetíveis à aquisição e desenvolvimento de determinadas aprendizagens do que outros, onde a exposição a estímulos promotores dessas competências ganha particular relevância.

Se tem dúvidas em relação a alguma área do desenvolvimento do seu filho, entre em contacto connosco!