As 3 competências de linguagem que o seu filho deve ter à entrada para o 1º ciclo

12-03-2021

A educação pré-escolar pode, à primeira vista, não aparentar ter toda a importância e magnitude que acarreta. No entanto, é nesta fase que se inicia uma longa jornada educativa, onde se constroem as bases para as aquisições académicas e o próprio futuro.


Ao longo de toda a idade pré-escolar assistimos a um desenvolvimento exponencial das competências de linguagem. A criança adquire cada vez mais vocabulário, constrói frases cada vez mais complexas e mantém conversas cada vez mais elaboradas.

É também nesta fase que a criança adquire a mestria da produção dos sons da sua língua. Que ganha a consciência das rimas, sílabas e dos sons.

É todo este conjunto de competências e o nível de aprimoramento das mesmas que irão ajudar a uma correta aquisição da leitura e escrita à entrada para o primeiro ciclo.


Quais são então as competências fundamentais de linguagem à entrada do primeiro ciclo?


  1. Ora, começamos com uma competência muito simples. Ser capaz de produzir corretamente todos os sons da língua portuguesa.

Parece uma simples assumção... mas é fundamental, pois a criança deve ter adquirido todo o repertório de sons até à idade de entrada para o 1º ciclo.


  1. Fundamental é também a consciência fonológica. Esta refere-se ao conhecimento que cada um de nós tem sobre os sons da língua materna, ou seja, é uma competência que permite identificar, manipular e refletir sobre os sons da fala.

O que quer isto dizer? Que a criança, ao longo do desenvolvimento, começa a perceber que existem palavras e unidades mais pequenas como as sílabas e fonemas (sons), bem como ganha consciência da forma como estas se interligam.

A escrita é a exposição gráfica da oralidade. Para cada representação gráfica (letra) existe pelo menos uma correspondência fonémica (som). As palavras escritas são compostas por combinações de letras que estão constantemente relacionadas com as unidades sonoras que representam. A capacidade para fazer esta relação só é possível se a criança conseguir identificar e manipular os sons da língua, ou seja, ter competências adequadas ao nível da consciência fonológica.


  1. Por último, realçamos o domínio de um leque vocabular diversificado, bem como a capacidade de compreender e utilizar estruturas sintáticas complexas.

Possuir um leque vocabular diversificado vai ajudar que a criança consiga compreender melhor todos os conceitos apresentados ao longo dos primeiros anos de escolaridade. Mais facilmente irá fazer correspondências entre conteúdos lexicais, compreender sinónimos, antónimos e, mais tarde, compreender os conteúdos textuais.

O mesmo acontece relativamente à sintaxe.

E claro, quanto melhores as competências apresentadas ao nível da correta construção frásica, elaboração e encadeamento do discurso oral, melhor será a produção escrita de textos.


Em suma...

As aquisições de linguagem em idade pré-escolar irão ajudar a definir o percurso de sucesso escolar. É preciso estimular, motivar e incentivar a criança a adquirir de forma plena todas as componentes de linguagem.

Converse muito com a criança, proporcione experiências diversificadas, comente o que vêem e partilhem experiências. Leia livros em conjunto com a criança, faça jogos e, em caso de dúvida, não adie. Questione os profissionais mais adequados sobre o desenvolvimento da criança.